A importância da adesão ao Tratamento Clínico

Podemos entender o termo “adesão ao tratamento”, como a forma com que o paciente segue as recomendações médicas, em relação ao uso de medicamentos, as dietas, a prática de exercícios físicos e as mudanças dos hábitos de vida. Embora o paciente seja o maior responsável em seguir as recomendações médicas e assim adquirir uma melhor qualidade de vida, o processo também depende do trabalho em conjunto com uma equipe de profissionais composta por médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, assistente social, familiares e amigos envolvidos direta ou indiretamente no tratamento.

Tem-se observado que os fatores que contribuem para a não adesão ao tratamento são: a negação da doença, a oposição em fazer o tratamento corretamente e a falta de conhecimento sobre a enfermidade.

O suporte psicológico oferecido ao paciente constitui uma ferramenta imprescindível no que se refere à aceitação e manutenção do tratamento.

A todos pacientes em tratamento posso dizer-lhes que a vida tem uma única direção PARA FRENTE.

Acredite que em você está a chave para preencher sua vida com mais vida. Sugiro que recorra à sua força interior, à sua confiança e a esperança renascerá. É fundamental que você seja o protagonista principal desta luta. Seja acima de tudo otimista, pois a vida não tem fim, é um eterno atravessar de ciclos e etapas.

Viva cada uma delas com a máxima alegria, serenidade e esperança. Entenda, que o que hoje você carrega, são novos mistérios a serem desvendados. Em cada etapa de vida você depende dos outros e outros dependem de você, portanto associe-se a quem lhe inspira amor verdadeiro e prossiga sempre em frente!

Franceline Ap. Prolungati de Oliveira   
Psicologa  -  CRP: 06/77811

 
 




 

APREV - www.aprev.org.br - Todos os Direitos Reservados - Tel.: (12) 99111-0791 (Claro)
Powered by Interativa - www.grupointerativa.com.br - Tel.:(12) 3633.8202